Cinco dicas para o crescimento da Escola Dominical


O que fazer para que a Escola Dominical cresça? 



A Escola Dominical deve crescer tanto em quantidade quanto em qualidade.

As escolas que estão sempre crescendo numericamente, geralmente são as que mais se preocupam com a melhoria da qualidade de ensino. Quais os passos necessários para que a Escola Dominical cresça?

1. Localize o povo.

Os líderes da Escola Dominical precisam saber onde se encontra a sua população-alvo.
É necessário saber quem são e onde estão os alunos em potencial a serem matriculadas na Escola Dominical. Onde está a fonte de novos alunos?

a) Lista de novos convertidos.

Muitos se convertem e não voltam mais à igreja. Precisamos buscá-los! Os novos convertidos são como crianças recém-nascidas em Cristo; precisam ser recepcionados e identificados imediatamente após a conversão. (Ficha de identificação e triagem) 

b) Relação de visitantes na escola e nos cultos da igreja.

c) O rol de membros da igreja.

O rol de membros é uma fonte quase inesgotável. Faça uma campanha com o lema "Cada crente um aluno".
O número de matriculados na Escola Dominical deverá ser maior que o número de crentes no rol de membros da igreja.

d) A comunidade ao redor da igreja.

Faça um recenseamento. Já que o departamento crescerá, os administradores deverão pensar em que direção ele irá crescer.

Faça uma visita às famílias e convide-as para visitar a Escola Dominical. (Organize uma classe para não crentes.)

2. Promova uma campanha contínua de matriculas.

Existe uma ligação direta entre a matrícula e a presença na Escola Dominical. À medida que cresce a matrícula, cresce também a presença.

Para dobrar a frequência na Escola Dominical é necessário dobrar a matrícula. (Geralmente, o número de alunos que frequentam a Escola Dominical assiduamente, corresponde a metade do número de alunos matriculados.)

a) Que plano de matrícula a sua igreja usa?

Há planos de matrícula que são contrários ao crescimento:

Por exemplo:

·  Exigência de um novo aluno assistir à classe durante certo número de domingos seguidos, antes de ser matriculado.
·  Desligar qualquer pessoa matriculada que não assista com regularidade à classe.

Motivos justos para desligamentos: morte; transferência para outra igreja; mudança de  residência que impossibilite a assistência à escola; um pedido insistente da parte do próprio aluno.

b) Quando se deve matricular um novo aluno?

Imediatamente, se for esse o desejo dele. Não se deve pôr obstáculos para a efetivação da matrícula.

3. Elabore um programa de visitação.

A visitação visa encorajar os alunos ausentes, e reintegrá-los à vida cristã.

(Todo Domingo, cada classe deve preparar uma lista de alunos ausentes e determinar quem da classe os visitará durante a semana.)

4. Amplie as estruturas.

Criar novos departamentos, novas classes.

5. Providencie espaço adequado.

Não adianta pensar em matricular novos alunos, em formar novas classes, se não existe espaço para a nova classe funcionar. Este é um dos principais problemas que explicam o pouco crescimento na maioria das Escolas Dominicais.

“A Escola Dominical crescerá enquanto houver espaço para as classes” (Antonio Gilberto).

a) Redimensionar o espaço que já possui na igreja.

Um estudo criterioso apontará o espaço não usado ou mal usado.

b) Aproveitar o espaço existente nas casas próximas à igreja ou em escolas públicas ou particulares.

c) Realizar a Escola Dominical em dois turnos.

Algumas igrejas realizam duas Escolas Dominicais: uma pela manhã e outra à tarde. Os colégios fazem isto; porque não a igreja?

d) Ampliar a construção.

A igreja que constrói espaço suficiente para a sua Escola Dominical terá espaço para todas as suas necessidades.

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