11 DICAS PARA TORNAR SUA AULA EXPOSITIVA INESQUECÍVEL
11 DICAS PARA
TORNAR SUA AULA EXPOSITIVA INESQUECÍVEL
O êxito ou fracasso das aulas expositivas depende das habilidades do professor. A aula expositiva bem planejada evita a monotonia, a sonolência e o consequente desinteresse dos alunos.
O período excedente deverá ser preenchido com outras técnicas didáticas
participativas, interativas, como painéis, simpósios, debates, dinâmica de
grupo, projetos pedagógicos etc.
- Formule objetivos (Gerais, específicos, operacionais/comportamentais);
- Selecione o conteúdo – Enriqueça o conteúdo e faça um novo
esquema;
- Selecione os recursos (adequados à faixa etária);
- Escolha os procedimentos didáticos (técnicas presenciais e
digitais);
- Escolha a forma de avaliação (diagnóstica, formativa e somativa).
Perguntas e
respostas é uma técnica didática milenar. Jesus se utilizou
dela em seu ministério. Quantas perguntas Jesus fez? E quantas respostas ele
deu?
Esta técnica muda a comunicação de unilateral para bilateral e depois, para multilateral.
É necessário aproximar o conteúdo bíblico o máximo
possível da realidade
de vida dos alunos. [Contextualização
– Aplicação]. Jesus sempre partia do conhecido para o desconhecido. “O
reino dos céus é semelhante a uma rede de pescar”.
5)
Dê um pouco de humor
à exposição.
O conhecimento tem de gerar prazer, satisfação. O professor sisudo, carrancudo,
que não consegue abrir um sorriso para o aluno, não está talhado para o
magistério.
Educação envolve sociabilidade e comunicabilidade.
A palavra “sabor” é da mesma origem da palavra “saber”. “Recrear-me-ei em tuas palavras…” [divertimento].
6)
Sumariar os pontos principais.
Aqui eu quero enfatizar a elaboração do esboço. Não ao
esboço que está na revista, mas ao do conteúdo elaborado pelo professor.
O esboço facilita uma análise mais profunda do tema (decompõe o todo em
partes).
7)
Melhorar a elocução.
Procure dar ênfase à sua fala. Aumente ou diminua o volume da voz para
alcançar a ênfase desejada.
Não fale pelos cantos da boca, mas pronuncie a palavra
cheia, redonda, completa.
Procure atribuir velocidade, ritmo e tom apropriados a cada frase.
8)
Tenha cuidado com a linguagem.
Não fale para impressionar. Fale para comunicar. “Tudo o que sei, meu aluno
deverá saber de igual modo!”
Utilize-se de uma linguagem mediana. Nem rebuscada, acadêmica nem
vulgar.
Aumente, amplie o universo vocabular dos alunos.
9)
Use frases simples e curtas.
A frase falada deverá ser curta e direta, sem
interpolações e ambiguidades.
10)
Saiba usar a gesticulação.
Cerca de 55% da nossa mensagem e comunicada através da
gesticulação. O corpo
fala!
A gesticulação seve para reforçar a mensagem
comunicada através da fala.
Preste atenção nos feedbacks que os alunos nos dão através da simples
articulação do rosto.
11)
Estabeleça “contato ocular” com os alunos.
Olhe seus alunos no rosto. Eles perceberão o seu
interesse por eles.
Contato:
(21) 99991-9952
Comentários
Postar um comentário