11 DICAS PARA TORNAR SUA AULA EXPOSITIVA INESQUECÍVEL

11 DICAS PARA TORNAR SUA AULA EXPOSITIVA INESQUECÍVEL



    O êxito ou fracasso das aulas expositivas depende das habilidades do professor. A aula expositiva bem planejada evita a monotonia, a sonolência e o consequente desinteresse dos alunos.

 

 1) Limite o período da aula (de acordo com a faixa-etária).

 

    O período excedente deverá ser preenchido com outras técnicas didáticas participativas, interativas, como painéis, simpósios, debates, dinâmica de grupo, projetos pedagógicos etc.

 

 2) Planejar o que vai dizer. Faça um plano de aula para não se perder em divagações.

 - Formule objetivos (Gerais, específicos, operacionais/comportamentais);

- Selecione o conteúdo – Enriqueça o conteúdo e faça um novo esquema;

- Selecione os recursos (adequados à faixa etária);

- Escolha os procedimentos didáticos (técnicas presenciais e digitais);

- Escolha a forma de avaliação (diagnóstica, formativa e somativa).

 

 3) Prepare algumas perguntas para fazer aos alunos.

 

    Perguntas e respostas é uma técnica didática milenar. Jesus se utilizou dela em seu ministério. Quantas perguntas Jesus fez? E quantas respostas ele deu?

Esta técnica muda a comunicação de unilateral para bilateral e depois, para multilateral.

 

 4) Dê exemplos que envolvam a experiência dos alunos.

 

    É necessário aproximar o conteúdo bíblico o máximo possível da realidade de vida dos alunos. [Contextualização – Aplicação]. Jesus sempre partia do conhecido para o desconhecido. “O reino dos céus é semelhante a uma rede de pescar”.

 

5) Dê um pouco de humor à exposição.

 

    O conhecimento tem de gerar prazer, satisfação. O professor sisudo, carrancudo, que não consegue abrir um sorriso para o aluno, não está talhado para o magistério.

 

Educação envolve sociabilidade e comunicabilidade.

    A palavra “sabor” é da mesma origem da palavra “saber”. “Recrear-me-ei em tuas palavras…” [divertimento].

 

6) Sumariar os pontos principais.

 

    Aqui eu quero enfatizar a elaboração do esboço. Não ao esboço que está na revista, mas ao do conteúdo elaborado pelo professor.

 

    O esboço facilita uma análise mais profunda do tema (decompõe o todo em partes).

 

7) Melhorar a elocução.

 

    Procure dar ênfase à sua fala. Aumente ou diminua o volume da voz para alcançar a ênfase desejada.

Não fale pelos cantos da boca, mas pronuncie a palavra cheia, redonda, completa.

 

Procure atribuir velocidade, ritmo e tom apropriados a cada frase.

 

8) Tenha cuidado com a linguagem.

 

    Não fale para impressionar. Fale para comunicar. “Tudo o que sei, meu aluno deverá saber de igual modo!”

 

Utilize-se de uma linguagem mediana. Nem rebuscada, acadêmica nem vulgar.

 

Aumente, amplie o universo vocabular dos alunos.

 

9) Use frases simples e curtas.

 

    A frase falada deverá ser curta e direta, sem interpolações e ambiguidades.

 

10) Saiba usar a gesticulação.

 

    Cerca de 55% da nossa mensagem e comunicada através da gesticulação. O corpo fala!

 

A gesticulação seve para reforçar a mensagem comunicada através da fala.

 

    Preste atenção nos feedbacks que os alunos nos dão através da simples articulação do rosto.

 

11) Estabeleça “contato ocular” com os alunos.

 

Olhe seus alunos no rosto. Eles perceberão o seu interesse por eles.

 

 

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