QUATRO PASSOS PARA RESUMIR UMA LIÇÃO DE EBD


COMO RESUMIR UMA LIÇÃO DA EBD




Nesse artigo eu apresento uma possibilidade de solução para os professores da escola dominical que têm dificuldade de resumir uma lição. O presente texto, assim como um vídeo publicado no Youtube
https://youtu.be/xPL7RqcsukE , é fruto da pesquisa que fiz no Facebook com professores da escola bíblica dominical. Qual a maior dificuldade para dar uma aula na escola bíblica dominical?
São 4 passos: Ler, sublinhar, esquematizar e resumir.
A primeira coisa a fazer é encontrar a ideia principal na unidade de leitura. - Delimite as unidades de leitura do texto, segundo o sentido completo de pensamentos expressos pelo autor. Cada escritor tem uma maneira particular de expor suas ideias; agrupá-las, reagrupá-las, estabelecendo blocos ou unidades de pensamento. - Analise a unidade de leitura, encontre a ideia principal e formule-a em uma frase-resumo.


- Não sublinhe na primeira leitura. Antes de começar a sublinhar é preciso ter um contato inicial como texto e submetê-lo a um questionamento. - Sublinhe durante a leitura reflexiva, mas apenas o que é realmente importante para o estudo do texto. - Faça uma distribuição gráfica do assunto, mediante divisões e subdivisões que representem sua subordinação hierárquica. - Construa o esquema por meio de chaves de separação ou por listagem com diferenciação de espaço e/ou classificação numérica para as divisões e subdivisões dos elementos. - Mantenha no esquema fidelidade com o texto. - Ordene a estrutura do esquema de forma lógica e facilmente compreensível. - Não comece a resumir antes de levantar o esquema do texto ou de preparar as anotações de leitura. - Redija o resumo em frases breves, diretas e objetivas.
Contato: (21) 99991-9952 (WhatsApp) prof.mtuler@gmail.com www.marcostuler.com.br

Comentários

  1. Excelente, as estratégias que são apresentadas. Parabéns professor, pela iniciativa de usar métodos tão eficazes para ajudar professores da EBD.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas