NOVAS TECNOLOGIAS E FERRAMENTAS DIGITAIS NA ESCOLA DOMINICAL: APRENDA COMO UTILIZÁ-LAS
NOVAS TECNOLOGIAS E FERRAMENTAS DIGITAIS
NA ESCOLA DOMINICAL: APRENDA COMO UTILIZÁ-LAS!
Nesses tempos de
coronavírus, estamos vivenciando algo inimaginável, mesmo para os educadores
cristão mais conectados. Estamos realizando aulas completamente online. Nunca
se usou tanto as mídias digitais, a internet e as redes sociais para produzir
material de ensino para a escola dominical como nas últimas semanas, pelo menos
no Brasil.
Penso que a escola
dominical terá poucas chances de sobreviver nesse mundo informatizado caso
implementemos urgentemente um sistema de ensino que concilie as metodologias
presenciais de estudo da Bíblia com as novas tecnologias digitais e virtuais
utilizadas na educação secular.
Há tempos venho
testando tecnologias interativas na escola dominical.
Tenho certeza de que
podemos, sim, trabalhar com multimídias, hipermídias, jogos didáticos, chats,
videoconferência e até realidade virtual, no âmbito da escola dominical.
Você pode imaginar a
utilização do Google Maps para localizar e calcular distâncias entre as
terras bíblicas?
Essas tecnologias podem
encurtar a distância que existe "incrivelmente" no ensino presencial.
O estudo bíblico
realizado na escola dominical terá de ser, sim, no mínimo, semipresencial.
Os recursos virtuais
podem ser um excelente suporte às atividades presenciais na escola dominical.
Em primeiro lugar o
professor deve saber como os alunos consomem informação, isto é, através de
quais veículos?
Televisão?
Rádio?
Internet?
Portais de notícias? Seriados,
filmes, documentários?
Canais do Youtube?
A partir daí se pode verificar
quais tecnologias poderão ser utilizadas na sala de aula.
Audiovisuais?
Jogos didáticos?
Lousas digitais?
Mesas digitais?
Internet?
Redes sociais?
Softwares, aplicativos,
plataformas digitais?
E quais os dispositivos
mais usam?
Computador?
Tablets?
Smartphones?
Em 2016, a operadora
Vivo realizou uma pesquisa com jovens de 15 a 29 anos sobre o acesso à
informação. Cerca de 92% dos jovens disseram que estar conectados facilita o
acesso à informação e ao conteúdo. A pesquisa mostrou que a motivação para o
estudo aumenta em 42%.
- O professor apresenta
o conteúdo e logo depois os alunos entram na internet e pesquisam mais
informações sobre o conteúdo inicial. Alunos podem estar atentos ao conteúdo
apresentado pelo professor enquanto pesquisam mais informações na Internet.
- O professor se
utiliza de Aplicativos específicos para reforçar os conhecimentos sobre
determinado tema bíblico ou teológico. Exemplos: A Bíblia fala; Perguntas e
Respostas da Bíblia.
- O professor cria
grupos no WhatsApp ou Facebook para a troca e atualização de informações
sobre as aulas.
- O professor passa
trabalhos de pesquisa em casa e os alunos aproveitam as aulas presenciais para
tirar suas dúvidas sobre os conteúdos encontrados na internet.
O professor deve sempre
adequar o uso dos recursos tecnológicos ao projeto pedagógico da escola
dominical.
II. VANTAGENS DO USO DE TECNOLOGIAS
DIGITAIS NA SALA DE AULA
1.
Aprendizagem mais
dinâmica e próxima da realidade dos alunos.
2. Desperta a motivação dos alunos.
3. Os alunos têm acesso a um maior
volume de conteúdo.
4. Maior rapidez na atualização das
informações.
5.
Acesso a uma quantidade
ilimitada de informações.
III. NOVAS TECNOLOGIAS
Leitores e livros digitais.
Os leitores digitais permitem que o texto original seja complementado com vídeos, áudios, animações, mapas interativos, softwares, links etc.
Os leitores digitais permitem que o texto original seja complementado com vídeos, áudios, animações, mapas interativos, softwares, links etc.
Formação continuada de
professores, online.
Curso de capacitação de
professores de escola dominical, online. Curso Professor Eficaz – Técnicas didáticas
e práticas pedagógicas para professores da educação cristã. Acesse o curso no site oficial do Pr. Marcos Tuler: https://www.marcostuler.com.br/
Gamificação – Trazer a
dinâmica dos games para a sala de aula.
- Com os games se
aprende mais, de maneira lúdica e divertida.
- Desafios
- Definição de
objetivos
- Competição
Redes sociais
Criação de grupos de
estudo para alunos e professores. A gestão da escola dominical pode ser
envolvida também.
Realidade virtual
É possível?
Avaliação online
Ambiente virtual de aprendizagem
– AVA - Plataforma
Alguma editora ou
empresa de informática evangélica pode elaborar uma plataforma de aprendizagem
virtual – Sala de aula virtual.
As atividades poderiam
ser propostas e iniciadas presencialmente e concluídas com o acompanhamento do
professor, fora da escola dominical.
A sala de aula virtual
não substitui as aulas presenciais.
É um complemento ao
processo de ensino e aprendizagem, que melhora não apenas a comunicação entre
alunos e professores, mas também contribui para a personalização do ensino.
O professor pode traçar
estratégias de ensino mais adequadas.
Vantagens do ambiente
virtual:
1.
O aluno ganha autonomia
e responsabilidade.
2. Auxilia na revisão e fixação do
conteúdo. Por meio de videoaulas e exercícios.
3.
Gera dados educacionais
e relatórios sobre atividades dos alunos. Professores, coordenadores e
superintendentes podem ter um panorama geral da realidade de sua escola
dominical.
IV. USO DE NOVAS METODOLOGIAS E
FERRAMENTAS DIGITAIS
O que é uma ferramenta digital?
Tudo o que é utilizado
para que haja comunicação entre o homem e o computador.
Dispositivos tais como:
tablets, smartphones, notebooks, lousas digitais, mesas digitais, aplicativos,
softwares, portais, sites, plataformas.
Exemplos de ferramentas
digitais:
Programas digitais
Existem programas
digitais adotadas por escolas para o uso de professores e alunos, que trazem
sugestões de atividades, planos de aulas, dinâmicas digitais, ferramentas para
anotações e de navegação.
Biblioteca digital
desenvolvida em softwares livre – compartilhamento de conhecimentos bíblicos e
teológicos, por obras literárias, de domínio público ou com autorização do
autor.
Portal ludo educativo
Jogos educativos que
complementam o conteúdo das lições.
Google for education
Ferramentas fáceis de
serem usadas por alunos e professores no celular na sala de aula. Criar turmas,
grupos de estudos, enviar tarefas e informações, compartilhamento de conteúdo
em nuvem, criar documentos etc.
V. POSSIBILIDADE DE USO DA TECNOLOGIA
EM SALA DE AULA
1.
Aplicativos para
interação por meio de perguntas e respostas. Quizlet.
2. Jogos digitais referentes ao
conteúdo.
3.
Atividades que exijam
pesquisas e uso da internet.
Selecionar, comparar, analisar,
avaliar as fontes e aplicar as informações é um dos principais desafios
referentes à educação em um mundo digital.
4.
Redes sociais
direcionadas à educação.
Criar canais que viabilizem a
comunicação entre professores e alunos, além de espaços de acesso ao conteúdo.
5.
O professor pode criar
um perfil para a turma. E estabelecer um cronograma de conteúdos para a página
e delegar cada pauta a um grupo que deverá elaborar uma apresentação criativa
para publicação.
Comentários
Postar um comentário