NOVAS TECNOLOGIAS E FERRAMENTAS DIGITAIS NA ESCOLA DOMINICAL: APRENDA COMO UTILIZÁ-LAS


NOVAS TECNOLOGIAS E FERRAMENTAS DIGITAIS
NA ESCOLA DOMINICAL: APRENDA COMO UTILIZÁ-LAS!




Por: Marcos Tuler

Nesses tempos de coronavírus, estamos vivenciando algo inimaginável, mesmo para os educadores cristão mais conectados. Estamos realizando aulas completamente online. Nunca se usou tanto as mídias digitais, a internet e as redes sociais para produzir material de ensino para a escola dominical como nas últimas semanas, pelo menos no Brasil.

Penso que a escola dominical terá poucas chances de sobreviver nesse mundo informatizado caso implementemos urgentemente um sistema de ensino que concilie as metodologias presenciais de estudo da Bíblia com as novas tecnologias digitais e virtuais utilizadas na educação secular.

Há tempos venho testando tecnologias interativas na escola dominical.

Tenho certeza de que podemos, sim, trabalhar com multimídias, hipermídias, jogos didáticos, chats, videoconferência e até realidade virtual, no âmbito da escola dominical.
Você pode imaginar a utilização do Google Maps para localizar e calcular distâncias entre as terras bíblicas?

Essas tecnologias podem encurtar a distância que existe "incrivelmente" no ensino presencial.

O estudo bíblico realizado na escola dominical terá de ser, sim, no mínimo, semipresencial.

Os recursos virtuais podem ser um excelente suporte às atividades presenciais na escola dominical.

I. COMO UTILIZAR AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA SALA DE AULA?




Em primeiro lugar o professor deve saber como os alunos consomem informação, isto é, através de quais veículos?  

Televisão?
Rádio?
Internet?
Portais de notícias? Seriados, filmes, documentários?
Canais do Youtube?

A partir daí se pode verificar quais tecnologias poderão ser utilizadas na sala de aula.

Audiovisuais?
Jogos didáticos?
Lousas digitais?
Mesas digitais?
Internet?
Redes sociais?
Softwares, aplicativos, plataformas digitais?

E quais os dispositivos mais usam?

Computador?
Tablets?
Smartphones?

Em 2016, a operadora Vivo realizou uma pesquisa com jovens de 15 a 29 anos sobre o acesso à informação. Cerca de 92% dos jovens disseram que estar conectados facilita o acesso à informação e ao conteúdo. A pesquisa mostrou que a motivação para o estudo aumenta em 42%.

- O professor apresenta o conteúdo e logo depois os alunos entram na internet e pesquisam mais informações sobre o conteúdo inicial. Alunos podem estar atentos ao conteúdo apresentado pelo professor enquanto pesquisam mais informações na Internet.

- O professor se utiliza de Aplicativos específicos para reforçar os conhecimentos sobre determinado tema bíblico ou teológico. Exemplos: A Bíblia fala; Perguntas e Respostas da Bíblia.

- O professor cria grupos no WhatsApp ou Facebook para a troca e atualização de informações sobre as aulas.

- O professor passa trabalhos de pesquisa em casa e os alunos aproveitam as aulas presenciais para tirar suas dúvidas sobre os conteúdos encontrados na internet.

O professor deve sempre adequar o uso dos recursos tecnológicos ao projeto pedagógico da escola dominical.

II. VANTAGENS DO USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA SALA DE AULA

1.     Aprendizagem mais dinâmica e próxima da realidade dos alunos.
2.     Desperta a motivação dos alunos.
3.     Os alunos têm acesso a um maior volume de conteúdo.
4.     Maior rapidez na atualização das informações.
5.     Acesso a uma quantidade ilimitada de informações.

III. NOVAS TECNOLOGIAS

Leitores e livros digitais.


Os leitores digitais permitem que o texto original seja complementado com vídeos, áudios, animações, mapas interativos, softwares, links etc.

Formação continuada de professores, online.

Curso de capacitação de professores de escola dominical, online. Curso Professor Eficaz – Técnicas didáticas e práticas pedagógicas para professores da educação cristã. Acesse o curso no site oficial do Pr. Marcos Tuler: https://www.marcostuler.com.br/

Gamificação – Trazer a dinâmica dos games para a sala de aula.

- Com os games se aprende mais, de maneira lúdica e divertida.
- Desafios
- Definição de objetivos
- Competição

Redes sociais

Criação de grupos de estudo para alunos e professores. A gestão da escola dominical pode ser envolvida também.

Realidade virtual

É possível?

Avaliação online

Ambiente virtual de aprendizagem – AVA - Plataforma
  
Alguma editora ou empresa de informática evangélica pode elaborar uma plataforma de aprendizagem virtual – Sala de aula virtual.

As atividades poderiam ser propostas e iniciadas presencialmente e concluídas com o acompanhamento do professor, fora da escola dominical.

A sala de aula virtual não substitui as aulas presenciais.

É um complemento ao processo de ensino e aprendizagem, que melhora não apenas a comunicação entre alunos e professores, mas também contribui para a personalização do ensino.

O professor pode traçar estratégias de ensino mais adequadas.

Vantagens do ambiente virtual:

1.     O aluno ganha autonomia e responsabilidade.
2.     Auxilia na revisão e fixação do conteúdo. Por meio de videoaulas e exercícios.
3.     Gera dados educacionais e relatórios sobre atividades dos alunos. Professores, coordenadores e superintendentes podem ter um panorama geral da realidade de sua escola dominical.

IV. USO DE NOVAS METODOLOGIAS E FERRAMENTAS DIGITAIS

O que é uma ferramenta digital?

Tudo o que é utilizado para que haja comunicação entre o homem e o computador.

Dispositivos tais como: tablets, smartphones, notebooks, lousas digitais, mesas digitais, aplicativos, softwares, portais, sites, plataformas.

Exemplos de ferramentas digitais:

Programas digitais

Existem programas digitais adotadas por escolas para o uso de professores e alunos, que trazem sugestões de atividades, planos de aulas, dinâmicas digitais, ferramentas para anotações e de navegação.

Portal de domínio público



Biblioteca digital desenvolvida em softwares livre – compartilhamento de conhecimentos bíblicos e teológicos, por obras literárias, de domínio público ou com autorização do autor.

Portal ludo educativo

Jogos educativos que complementam o conteúdo das lições.

Google for education

Ferramentas fáceis de serem usadas por alunos e professores no celular na sala de aula. Criar turmas, grupos de estudos, enviar tarefas e informações, compartilhamento de conteúdo em nuvem, criar documentos etc.

V. POSSIBILIDADE DE USO DA TECNOLOGIA EM SALA DE AULA

1.     Aplicativos para interação por meio de perguntas e respostas. Quizlet.
2.     Jogos digitais referentes ao conteúdo.
3.     Atividades que exijam pesquisas e uso da internet.

Selecionar, comparar, analisar, avaliar as fontes e aplicar as informações é um dos principais desafios referentes à educação em um mundo digital.

4.     Redes sociais direcionadas à educação.

Criar canais que viabilizem a comunicação entre professores e alunos, além de espaços de acesso ao conteúdo.

5.     O professor pode criar um perfil para a turma. E estabelecer um cronograma de conteúdos para a página e delegar cada pauta a um grupo que deverá elaborar uma apresentação criativa para publicação.







Comentários

Postagens mais visitadas