A CONSTRUÇÃO DO ENSINO SEMI-PRESENCIAL NA PRÁTICA DOCENTE ESCOLAR
A
CONSTRUÇÃO DO ENSINO SEMI-PRESENCIAL NA PRÁTICA DOCENTE ESCOLAR
Crédito da imagem: cafeinanerd.com.br
Por: Marcos Tuler
Em
virtude do avanço tecnológico em que vivemos desde o fim do século passado
torna-se necessário aproximar cada vez mais a educação da tecnologia. Tendo em
vista a dificuldade de acesso às universidades quer pela distância de moradia
longe das instituições que oferecem cursos superiores, quer pela dificuldade de
alguns grupos conciliarem horários entre estudo e jornada de trabalho,
identifica-se que a tecnologia tem muito a contribuir na facilitação ao acesso
da informação. Ademais disso, hoje se verifica, a despeito de tantas outras
vantagens, que a utilização da tecnologia do ensino a distância na sala de aula
resulta em maior agilidade, maior conveniência e um aumento da flexibilidade
nos processos educacionais.
O mundo atual, monopolizado pelo avanço tecnológico, requer que nos preparemos para nos incorporarmos a uma nova cultura, que exige o domínio das aptidões tecnológicas. É a educação tecnológica, a ferramenta imprescindível que devemos obter para atuar cada vez mais versáteis na combinação e integração dos meios. Não resta dúvida, apesar de não ser um fim em si mesma, a tecnologia veio para ficar. Portanto, é necessário que haja uma conscientização de que ela é uma ferramenta relevante e deverá ser aproveitada da melhor maneira possível pelo professor, especialmente na área do ensino superior.
Aliado às tecnologias da Internet e a um planejamento pedagógico bem estruturado, o ensino semipresencial facilita e dinamiza o processo ensino-aprendizagem. É claro que a tecnologia em sala de aula é apenas um meio. É a base estrutural de um projeto, mas outros aspectos fundamentais também estão envolvidos, tais como cultura, adaptação de conceitos, seleção dos conteúdos curriculares, planejamento pedagógico, infra-estrutura (equipamentos e pessoas), envolvimento do corpo docente e real necessidade dos alunos.
Integrar ensino presencial e não-presencial significa implementar técnicas e metodologias didáticas utilizando tecnologias específicas (não-presencial), porém aliadas aos tradicionais métodos didáticos do ensino presencial. Nada muda. Educação não é produto, mas processo. Todavia, tudo isso só será possível se mudanças fundamentais forem efetuadas nos currículos escolares e superiores de todos os níveis. Na presente era pós-industrial, onde a informação está, igualmente, a disposição de todos, tornar-se imprescindível a implementação de variadas linguagens didáticas.
Comentários
Postar um comentário