5 DESAFIOS DA EDUCAÇÃO CRISTÃ EM TEMPOS DE PANDEMIA


5 DESAFIOS DA EDUCAÇÃO CRISTÃ EM TEMPOS DE PANDEMIA

Por: Marcos Tuler



1- INSERÇÃO DA ESCOLA DOMINICAL NO ENSINO À DISTÂNCIA

    A inserção da escola dominical no ensino à distância, virtual ou semipresencial. Nesse período de pandemia percebemos o quanto professores e educadores cristãos tiveram de se esforçarem para encarar as novas tecnologias de comunicação. Mesmo os mais contrários à virtualização do ensino tiveram de se render a essa nova realidade. Não há mais como fugir do ensino à distância ou semipresencial!

2- EQUIPAR A ESCOLA DOMINICAL COM RECURSOS TECNOLÓGICOS 

    Equipar a escola dominical com novos recursos didáticos tecnológicos de ensino; tais como computadores, tabletes, notebooks, datashow, quadros e mesas digitais etc. Mesmo considerando que em muitas igrejas não há condições de se trabalhar sequer com recursos mais simples, não há como fugir dessa tendência. Em educação, consideramos sempre o que é ideal. 

3- UTILIZAR AS REDES SOCIAIS

    Usar as redes sociais para anunciar eventos ligados à escola dominical; promover atividades de aula, pesquisas, avaliação dos alunos etc.

    Os alunos, especialmente crianças, adolescentes e jovens, estão acostumados a trocar informações nas redes sociais. Então, o professor pode propor suas atividades docentes a partir das redes sociais. O trabalho pode ser iniciado (durante a semana) nas redes sociais e terminado, presencialmente, na sala de aula (no domingo).

4- REALIZAR AULAS POR VIDEOCONFERÊNCIA

    O professor deverá aprender a transmitir suas aulas por videoconferência “Lives” – Técnicas didáticas para lives. A internet está colocando à disposição dos internautas uma série de cursos para professores e palestrantes realizarem suas lives de forma didática e dinâmica.

É necessário ao professor:

 - Selecionar e organizar o conteúdo de forma aprofundada, levando em consideração o tempo e a dinâmica das lives.

- Treinar a transmissão, observando os objetivos pedagógicos e as finalidades da educação cristã.- Abusar das ilustrações, tanto falando quanto demonstrando. Utilizar gestos e fala dinâmica.- Usar telas de slides e legendas nos vídeos – Isso deve ser aprendido através de tutoriais do Google.- Interagir com o público fazendo e respondendo perguntas (técnica de perguntas e respostas).

5- USAR RECURSOS DIGITAIS

Valer-se de todos os recursos tecnológicos que estiverem à sua disposição; sem perder as características humanas, espirituais, e missiológicas da educação cristã.

  

Sobre o Autor:

Marcos Tuler, um dos maiores e mais respeitados educadores cristãos do Brasil, reuniu em seu projeto de curso toda a sua experiência adquirida ao longo de mais de 30 anos como professor, educador e palestrante. Autor de 9 livros na área de didática e educação cristã, o professor Tuler, como gosta de ser chamado, coloca à disposição dos docentes cristãos um imenso cabedal de experiência e conhecimento.

O Curso Professor Eficaz tem por objetivo fornecer aos professores de Teologia e Bíblia, leigos, voluntários ou veteranos, conhecimentos fundamentais de didática e pedagogia, visando auxiliá-los em suas atividades na escola dominical e demais áreas da educação cristã. Espera-se que ao término do curso, os concluintes estejam habilitados, através do aprendizado de técnicas didáticas e pedagógicas a orientarem a aprendizagem de seus alunos nas mais diversas atividades educacionais da igreja.

O material didático-pedagógico disponibilizado no curso, constitui um manual prático e definitivo para a capacitação de docentes, leigos e experientes. Nele se encontra tudo o que o professor precisa para alcançar o tão desejado sucesso na relação professor-aprendizagem-aluno.

O curso é totalmente online e pode ser feito a qualquer hora, e em qualquer lugar; pelo computador, tablet ou celular.

Conheça o novo curso online de educação cristã do Profº Marcos Tuler. Acesse o site e saiba mais.


Acompanhe as redes sociais do Profº Marcos Tuler e fique atento a publicação da Parte 2 deste artigo

Site: MarcosTuler.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/pedagogomtuler/
Instagram: @marcos_tuler


Comentários

Postagens mais visitadas