PARA GOSTAR DE LER
PARA GOSTAR DE LER
Por: Marcos Tuler
Você gosta de ler? Já conseguiu ler algum livro por inteiro? Há algum
livro que tenha despertado o seu interesse? Há alguma coisa que você gostaria
de saber com mais profundidade e que não tenha conseguido por meio de áudios e
vídeos postados nas redes socias?
No mundo em que vivemos há várias maneiras de aprender, mas a leitura
continua sendo o meio mais eficiente de se conhecer coisas novas e
interessantes coisas sobre o nosso passado, presente e futuro.
O
que é realmente ler?
Nos anos iniciais do Ensino Fundamental você foi alfabetizado e aprendeu
a ler e a escrever. Imagino que tenha sido muito difícil embora hoje talvez
você nem se lembre como foi. Agora pense bem! Uma coisa é aprender, ou seja,
associar os códigos linguísticos, as palavras, à realidade que as representa. E
outra coisa bem diferente é ler interpretando o sentido pleno de tudo o que
está escrito e até o que não está escrito, mas se tinha a intenção de se dizer.
Entende-se por leitura a interpretação do pensamento expresso por símbolos
da escrita com a vivência e a afetividade do leitor. A leitura permite
apreender o que está escrito, possibilita o contato com os que não estão
presentes no tempo e no espaço, fixa e tornam mais claros e precisos os
conhecimentos, e por fim, facilita o aproveitamento da experiência das gerações
passadas, responsáveis pela tradição e o progresso.
A leitura, portanto, deve ocupar um lugar especial na sua vida, pois como
diziam os antigos, “a palavra passa, a escrita fica”. O que está escrito pode
ser consultado, quantas vezes forem precisas, até ser encontrado o seu
significado profundo e verdadeiro.
Qual
a importância da leitura?
O famoso dramaturgo irlandês, Richard Steele, disse certa vez que “a
leitura é para a inteligência o que o exercício é para o corpo”. É através da
leitura que nós adquirimos conhecimento, informação, cultura e nos integramos
socialmente. Ela também nos serve de instrumento de prazer, recreação e prática
de bons hábitos. A leitura nos introduz no mundo maravilhoso da literatura.
Não é legal um aluno não gostar de ler e não ter uma boa prática de
leitura. O prazer pela leitura normalmente é adquirido na infância, através do
incentivo dos pais ou dos professores da educação infantil. Se o aluno não
soube ou não pode aproveitar esse tempo, o melhor que tem a fazer é começar a
ler imediatamente. Leia! Mas, leia muito. Leia mesmo sem gostar. Só se aprende
a gostar de ler, lendo.
Você gosta de aprender gramática da língua portuguesa? Se gosta, tudo
bem. Excelente! Mas se não gosta ou se tem dificuldades saiba que através de
uma leitura cuidadosa e prazerosa também se consegue aprender as partes
estruturais do nosso idioma. Muitos alunos quando chegam ao ensino superior
reclamam que não tiveram bons professores de Língua Portuguesa e por isso têm
dificuldades com a interpretação de textos. Entretanto, há àqueles que falam,
escrevem e interpretam textos com certa habilidade porque adquiriram desde cedo
o gosto pela leitura de bons livros.
Para se ler bem é necessário aprender como as palavras são formadas, suas
funções nas frases, e como as orações, períodos e parágrafos são estruturados
no texto.
Para
a sua reflexão:
“Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não leem.”
(Mário Quintana)
REGRAS SIMPLES PARA UMA BOA LEITURA
Há pessoas que leem apenas com os olhos, deixando-os passarem pelas
palavras enquanto sua mente voa por lugares distantes. Vejamos então alguns
requisitos importantes para uma leitura eficiente.
Mantenha a atenção e a concentração
mental
Para uma boa leitura são indispensáveis a atenção e a concentração
mental, isto é, centrar toda a atenção da mente sobre um objetivo, objeto ou
atividade que se está fazendo no momento, deixando de lado todos os fatos ou
objetos que possam ser capazes de interferir na atenção.
Tenha
um propósito definido na leitura
Nem tudo o que foi escrito é para ser lido. Às vezes, perdemos muito
tempo com leituras que pouco ou nada nos acrescentam. Então faça a si mesmo as
seguintes perguntas: Por que estou lendo esse texto? É interessante e
significativo? Essa leitura esclarece, complementa, ou acrescenta algo ao
conhecimento que já tenho?
Reconheça
que cada assunto e/ou gênero literário requer uma velocidade própria de
leitura.
A literatura de ficção pode ser absorvida mais velozmente do que uma obra
teórica especializada, porque exige menos reflexão. A leitura dos livros
didáticos da escola, por exemplo, requer atenção especial. Deve ser efetuada
com cuidado, retrocedendo, quando necessário, e não somente “indo em frente”, como
se o objetivo fosse apenas terminar. Volte ao texto para que o raciocínio e a
compreensão se façam de maneira clara e consciente.
A leitura deve ser feita ativamente, ligando o que está sendo lido, com o
que já foi lido, fazendo confrontos, questionando, ressaltando, marcando e anotando
o que for necessário.
Entenda
o que está lendo
É importante sempre entender o que se lê. Utilize um bom dicionário da
língua portuguesa para esclarecer qualquer dúvida relacionada ao vocabulário.
Faça
uma avaliação crítica do que está lendo
Para isso as seguintes perguntas precisam ser feitas: Para que serve esta
leitura? Como o autor está desenvolvendo o assunto? Qual é a ideia principal do
texto? Posso aceitar a argumentação do autor? O que estou aprendendo com este
texto? Vale a pena continuar a leitura?
Discuta
o que está lendo
Às vezes, a opinião de outras pessoas permite a descoberta de pontos
fundamentais no texto que não percebemos durante a leitura.
Aplique
o que está lendo
Tudo o que lemos deve ser
aplicado à nossa vida prática, cotidiana, para que faça o máximo de sentido. O
conhecimento obtido através da leitura deve ser transformado em hábitos,
habilidades e atitudes de leitura.
Hábitos
que devem ser formados e desenvolvidos na prática de leitura
Imagem – Fonte: https://blog.maxieduca.com.br/leitura-alunos-escola/
Manusear
os livros
Adquira o hábito de manusear os livros. Leia atentamente o título e
subtítulo (quando houver) na capa do livro. Logo após, consulte o sumário
(Índice) para saber se o assunto lhe interessa ou não. Veja também quem é o
autor e sua experiência com o tema desenvolvido. Depois, procure pelo nome da
editora, a data de publicação e quantas vezes o livro foi editado. Isso tudo é
importante para ajudar você a decidir se vale a pena ou não ler o livro
manuseado.
Cuidar
bem do material de leitura
Cuide bem dos livros! Procure mantê-los limpos, sem dobras ou “orelhas”.
Mas não de deixe sublinhar os textos e palavras-chaves mais importantes e fazer
suas anotações às margens e no rodapé do livro. Cuidar bem não significa
deixá-los empoeirados na estante.
Proteger
a saúde durante a leitura
Leia com luz suficiente, mas sem foco direto sobre o texto; em posição
que facilite a distância adequada entre os olhos e o material a ser lido.
Mantenha o corpo relaxado sem inclinação defeituosa da coluna vertebral.
Ler
reflexivamente
Não leia com pressa como se o objetivo fosse terminar a leitura. Leia um
determinado trecho, pare, e reflita sobre o que leu. Pense demoradamente no
significado das palavras e frases lidas, e procure entender o sentido das
mensagens comunicadas pelo autor.
Ler
com apreciação, isto é, fazendo juízos
Aprecie a leitura! Em que sentido a mensagem que estou lendo serve para a
minha vida ou amplia o meu conhecimento? Esses conhecimentos podem ser
aplicados no meu dia-a-dia na escola, na família ou na comunidade onde moro?
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