PARA GOSTAR DE LER


PARA GOSTAR DE LER




Por: Marcos Tuler
                                                                  

Você gosta de ler? Já conseguiu ler algum livro por inteiro? Há algum livro que tenha despertado o seu interesse? Há alguma coisa que você gostaria de saber com mais profundidade e que não tenha conseguido por meio de áudios e vídeos postados nas redes socias?
No mundo em que vivemos há várias maneiras de aprender, mas a leitura continua sendo o meio mais eficiente de se conhecer coisas novas e interessantes coisas sobre o nosso passado, presente e futuro.

O que é realmente ler?

Nos anos iniciais do Ensino Fundamental você foi alfabetizado e aprendeu a ler e a escrever. Imagino que tenha sido muito difícil embora hoje talvez você nem se lembre como foi. Agora pense bem! Uma coisa é aprender, ou seja, associar os códigos linguísticos, as palavras, à realidade que as representa. E outra coisa bem diferente é ler interpretando o sentido pleno de tudo o que está escrito e até o que não está escrito, mas se tinha a intenção de se dizer.
Entende-se por leitura a interpretação do pensamento expresso por símbolos da escrita com a vivência e a afetividade do leitor. A leitura permite apreender o que está escrito, possibilita o contato com os que não estão presentes no tempo e no espaço, fixa e tornam mais claros e precisos os conhecimentos, e por fim, facilita o aproveitamento da experiência das gerações passadas, responsáveis pela tradição e o progresso.
A leitura, portanto, deve ocupar um lugar especial na sua vida, pois como diziam os antigos, “a palavra passa, a escrita fica”. O que está escrito pode ser consultado, quantas vezes forem precisas, até ser encontrado o seu significado profundo e verdadeiro.

Qual a importância da leitura?


 Imagem - Fonte: http://sesc.ms/index.php/sobre-o-sesc/




O famoso dramaturgo irlandês, Richard Steele, disse certa vez que “a leitura é para a inteligência o que o exercício é para o corpo”. É através da leitura que nós adquirimos conhecimento, informação, cultura e nos integramos socialmente. Ela também nos serve de instrumento de prazer, recreação e prática de bons hábitos. A leitura nos introduz no mundo maravilhoso da literatura.  
Não é legal um aluno não gostar de ler e não ter uma boa prática de leitura. O prazer pela leitura normalmente é adquirido na infância, através do incentivo dos pais ou dos professores da educação infantil. Se o aluno não soube ou não pode aproveitar esse tempo, o melhor que tem a fazer é começar a ler imediatamente. Leia! Mas, leia muito. Leia mesmo sem gostar. Só se aprende a gostar de ler, lendo.

Você gosta de aprender gramática da língua portuguesa? Se gosta, tudo bem. Excelente! Mas se não gosta ou se tem dificuldades saiba que através de uma leitura cuidadosa e prazerosa também se consegue aprender as partes estruturais do nosso idioma. Muitos alunos quando chegam ao ensino superior reclamam que não tiveram bons professores de Língua Portuguesa e por isso têm dificuldades com a interpretação de textos. Entretanto, há àqueles que falam, escrevem e interpretam textos com certa habilidade porque adquiriram desde cedo o gosto pela leitura de bons livros.
Para se ler bem é necessário aprender como as palavras são formadas, suas funções nas frases, e como as orações, períodos e parágrafos são estruturados no texto.

Para a sua reflexão:

“Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não leem.” (Mário Quintana)


REGRAS SIMPLES PARA UMA BOA LEITURA



Há pessoas que leem apenas com os olhos, deixando-os passarem pelas palavras enquanto sua mente voa por lugares distantes. Vejamos então alguns requisitos importantes para uma leitura eficiente.

Mantenha a atenção e a concentração mental

Para uma boa leitura são indispensáveis a atenção e a concentração mental, isto é, centrar toda a atenção da mente sobre um objetivo, objeto ou atividade que se está fazendo no momento, deixando de lado todos os fatos ou objetos que possam ser capazes de interferir na atenção.

Tenha um propósito definido na leitura

Nem tudo o que foi escrito é para ser lido. Às vezes, perdemos muito tempo com leituras que pouco ou nada nos acrescentam. Então faça a si mesmo as seguintes perguntas: Por que estou lendo esse texto? É interessante e significativo? Essa leitura esclarece, complementa, ou acrescenta algo ao conhecimento que já tenho?

Reconheça que cada assunto e/ou gênero literário requer uma velocidade própria de leitura.
A literatura de ficção pode ser absorvida mais velozmente do que uma obra teórica especializada, porque exige menos reflexão. A leitura dos livros didáticos da escola, por exemplo, requer atenção especial. Deve ser efetuada com cuidado, retrocedendo, quando necessário, e não somente “indo em frente”, como se o objetivo fosse apenas terminar. Volte ao texto para que o raciocínio e a compreensão se façam de maneira clara e consciente.
A leitura deve ser feita ativamente, ligando o que está sendo lido, com o que já foi lido, fazendo confrontos, questionando, ressaltando, marcando e anotando o que for necessário.

Entenda o que está lendo

É importante sempre entender o que se lê. Utilize um bom dicionário da língua portuguesa para esclarecer qualquer dúvida relacionada ao vocabulário.

Faça uma avaliação crítica do que está lendo

Para isso as seguintes perguntas precisam ser feitas: Para que serve esta leitura? Como o autor está desenvolvendo o assunto? Qual é a ideia principal do texto? Posso aceitar a argumentação do autor? O que estou aprendendo com este texto? Vale a pena continuar a leitura?

Discuta o que está lendo

Às vezes, a opinião de outras pessoas permite a descoberta de pontos fundamentais no texto que não percebemos durante a leitura.

Aplique o que está lendo

Tudo o que lemos deve ser aplicado à nossa vida prática, cotidiana, para que faça o máximo de sentido. O conhecimento obtido através da leitura deve ser transformado em hábitos, habilidades e atitudes de leitura.

Hábitos que devem ser formados e desenvolvidos na prática de leitura

Imagem – Fonte: https://blog.maxieduca.com.br/leitura-alunos-escola/

Manusear os livros

Adquira o hábito de manusear os livros. Leia atentamente o título e subtítulo (quando houver) na capa do livro. Logo após, consulte o sumário (Índice) para saber se o assunto lhe interessa ou não. Veja também quem é o autor e sua experiência com o tema desenvolvido. Depois, procure pelo nome da editora, a data de publicação e quantas vezes o livro foi editado. Isso tudo é importante para ajudar você a decidir se vale a pena ou não ler o livro manuseado.

Cuidar bem do material de leitura

Cuide bem dos livros! Procure mantê-los limpos, sem dobras ou “orelhas”. Mas não de deixe sublinhar os textos e palavras-chaves mais importantes e fazer suas anotações às margens e no rodapé do livro. Cuidar bem não significa deixá-los empoeirados na estante.

Proteger a saúde durante a leitura

Leia com luz suficiente, mas sem foco direto sobre o texto; em posição que facilite a distância adequada entre os olhos e o material a ser lido. Mantenha o corpo relaxado sem inclinação defeituosa da coluna vertebral.

Ler reflexivamente

Não leia com pressa como se o objetivo fosse terminar a leitura. Leia um determinado trecho, pare, e reflita sobre o que leu. Pense demoradamente no significado das palavras e frases lidas, e procure entender o sentido das mensagens comunicadas pelo autor.

Ler com apreciação, isto é, fazendo juízos

Aprecie a leitura! Em que sentido a mensagem que estou lendo serve para a minha vida ou amplia o meu conhecimento? Esses conhecimentos podem ser aplicados no meu dia-a-dia na escola, na família ou na comunidade onde moro?

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