HABILIDADES DESENVOLVIDAS ATRAVÉS DA LEITURA




HABILIDADES DESENVOLVIDAS ATRAVÉS DA LEITURA



É através da leitura que se adquire a compreensão de todas as coisas. Mas para isso é necessário que se leia fazendo associações com a realidade da vida; procurando descobrir as ideias principais do texto; analisando os detalhes, a sequência dos fatos, sempre visando às conclusões.

Interpretar, saber o porquê das coisas e chegar às próprias conclusões

Uma das coisas mais exigidas nos concursos públicos, vestibulares e entrevistas de emprego é a interpretação de textos. Tirar conclusões, fazer juízos próprios e interpretar textos fazendo referências ao que foi lido ou até inferências (interpretação do que se pensa estar escrito nas entrelinhas) é sinônimo de inteligência e domínio das habilidades de leitura. Isso é muito valioso no mundo de hoje.

Dominar o vocabulário

É através da leitura que enriquecemos o nosso universo vocabular. Quando você estiver lendo um livro ou um texto na Internet procure encontrar o significado das palavras, qual o sentido prático do texto e sua real interpretação. Se o livro contém gravuras, será necessário também interpretá-las dentro do contexto em que estiverem inseridas. 

Imprimir velocidade adequada de leitura

Quanto mais se lê mais velocidade se consegue na leitura. A velocidade serve para dar expressão ao texto e deve ser de acordo com o objetivo do leitor. Uma das vantagens da prática de leitura é o desenvolvimento da habilidade do rápido reconhecimento das palavras. Lendo em voz alta também se consegue desenvolver a habilidade de modular a voz e pronunciar bem as palavras.

Consultar fontes de informação

Imagem – Fonte: http://noticias.universia.com.br

Quando a leitura tiver por finalidade o estudo, o ideal é que o estudante consulte diversos materiais como fontes de informação: dicionários, livros, revistas, mapas, gráficos infográficos, índices, catálogos (físicos ou digitais), sites especializados na internet etc.

Organizar as informações colhidas na leitura

Para ler com eficiência é preciso organizar as informações colhidas durante a leitura. Fazer anotações, esquemas, sínteses, quadros sinóticos, etc. A leitura para fins de estudo é geralmente a silenciosa, e requer, além das habilidades já mencionadas, outras, tais como: ler sem movimentar os lábios ou da cabeça, ler sem auxílio de marcador, e ler reflexivamente.

Resumindo o processo da leitura

A leitura é um processo de interpretação do texto impresso ou digital em suas várias modalidades; e tem o objetivo de compreendê-lo. Isso requer do leitor:

1. O reconhecimento dos vocábulos.
2. A interpretação do pensamento do autor.
3. A associação das ideias do autor com as do leitor, levando este à compreensão.
4. A capacidade de reprodução dessas ideias, sempre que necessário.

Por que as pessoas leem mal?

Você conhece alguém que tenha indisposição ou dificuldade de ler? Sabe porque isso acontece? Quais são as razões de uma leitura deficiente?

Antipatia inconsciente pelo tipo ou pelo volume de leitura

Há pessoas que não gostam de ler certos assuntos, e por isso leem de qualquer jeito sem nenhuma intenção de compreender ou reter o conteúdo da leitura. Outras, ficam desmotivadas ou até desesperadas só em saber a quantidade de páginas que terão de ler. E aí, por causa do volume do livro, leem de forma corrida e desatenta. O principal objetivo é acabar a leitura.

Um péssimo professor nos primeiros anos escolares

Há muitas pessoas que leem mal porque tiveram dificuldades no aprendizado da leitura na pré-escola ou nos anos iniciais do ensino fundamental. Claro que esses problemas podem ser resolvidos nos anos posteriores de estudo; especialmente através da leitura de bons livros.

Falta de se ligar o desconfiômetro

Isso acontece quando ninguém avisa que a pessoa não lê tão bem quanto ela supunha. Por achar que sabe ler bem, a pessoa não se preocupa em aprimorar suas habilidades de leitura.

Falta de se ampliar o campo de leitura

Quantas linhas seus olhos alcançam quando você está diante de um texto? Já pensou nisso? Se seus olhos não alçarem uma área suficientemente grande durante a leitura, seu esforço para seguir lendo e compreendendo o que foi lido, será acima do normal.

Falta de segurança na leitura

Há pessoas que costumam voltar ao começo da frase, ou a palavras anteriores, por uma necessidade de confirmar o tempo todo o sentido do que acabou de ler; e, às vezes, por simples vício.

Falta de se concentrar nas ideias principais do texto

Alguns leitores concentram-se nas palavras e não nas ideias centrais expressas no texto.
O hábito de acompanhar a leitura com movimentos dos lábios reproduzindo as palavras, à medida que a leitura se processa também dificulta, e muito, a boa leitura.



Conheça meu novo curso online de capacitação de professores da educação cristã "Professor Eficaz".  Acesse o site e saiba mais.


Acompanhe as minhas redes sociais e fique atento a publicação da Parte 2 deste artigo.

Site: MarcosTuler.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/pedagogomtuler/
Instagram: @marcos_tuler















Comentários

Postagens mais visitadas