HABILIDADES DESENVOLVIDAS ATRAVÉS DA LEITURA
HABILIDADES DESENVOLVIDAS ATRAVÉS DA LEITURA
É através da leitura que se adquire a compreensão de todas as coisas. Mas
para isso é necessário que se leia fazendo associações com a realidade da vida;
procurando descobrir as ideias principais do texto; analisando os detalhes, a
sequência dos fatos, sempre visando às conclusões.
Interpretar,
saber o porquê das coisas e chegar às próprias conclusões
Uma das coisas mais exigidas nos concursos públicos, vestibulares e
entrevistas de emprego é a interpretação de textos. Tirar conclusões, fazer
juízos próprios e interpretar textos fazendo referências ao que foi lido ou até
inferências (interpretação do que se pensa estar escrito nas entrelinhas) é
sinônimo de inteligência e domínio das habilidades de leitura. Isso é muito valioso
no mundo de hoje.
Dominar
o vocabulário
É através da leitura que enriquecemos o nosso universo vocabular. Quando
você estiver lendo um livro ou um texto na Internet procure encontrar o
significado das palavras, qual o sentido prático do texto e sua real
interpretação. Se o livro contém gravuras, será necessário também
interpretá-las dentro do contexto em que estiverem inseridas.
Imprimir
velocidade adequada de leitura
Quanto mais se lê mais velocidade se consegue na leitura. A velocidade
serve para dar expressão ao texto e deve ser de acordo com o objetivo do
leitor. Uma das vantagens da prática de leitura é o desenvolvimento da
habilidade do rápido reconhecimento das palavras. Lendo em voz alta também se
consegue desenvolver a habilidade de modular a voz e pronunciar bem as
palavras.
Consultar
fontes de informação
Imagem
– Fonte: http://noticias.universia.com.br
Quando a leitura tiver por finalidade o estudo, o ideal é que o estudante
consulte diversos materiais como fontes de informação: dicionários, livros,
revistas, mapas, gráficos infográficos, índices, catálogos (físicos ou
digitais), sites especializados na internet etc.
Organizar
as informações colhidas na leitura
Para ler com eficiência é preciso organizar as informações colhidas
durante a leitura. Fazer anotações, esquemas, sínteses, quadros sinóticos, etc.
A leitura para fins de estudo é geralmente a silenciosa, e requer, além das
habilidades já mencionadas, outras, tais como: ler sem movimentar os lábios ou
da cabeça, ler sem auxílio de marcador, e ler reflexivamente.
Resumindo
o processo da leitura
A leitura é um processo de interpretação do texto impresso ou digital em suas
várias modalidades; e tem o objetivo de compreendê-lo. Isso requer do leitor:
1. O reconhecimento dos
vocábulos.
2. A interpretação do pensamento
do autor.
3. A associação das ideias do
autor com as do leitor, levando este à compreensão.
4. A capacidade de reprodução
dessas ideias, sempre que necessário.
Por
que as pessoas leem mal?
Você conhece alguém que tenha indisposição ou dificuldade de ler? Sabe
porque isso acontece? Quais são as razões de uma leitura deficiente?
Antipatia
inconsciente pelo tipo ou pelo volume de leitura
Há pessoas que não gostam de ler certos assuntos, e por isso leem de
qualquer jeito sem nenhuma intenção de compreender ou reter o conteúdo da
leitura. Outras, ficam desmotivadas ou até desesperadas só em saber a
quantidade de páginas que terão de ler. E aí, por causa do volume do livro, leem
de forma corrida e desatenta. O principal objetivo é acabar a leitura.
Um
péssimo professor nos primeiros anos escolares
Há muitas pessoas que leem mal porque tiveram dificuldades no aprendizado
da leitura na pré-escola ou nos anos iniciais do ensino fundamental. Claro que
esses problemas podem ser resolvidos nos anos posteriores de estudo;
especialmente através da leitura de bons livros.
Falta
de se ligar o desconfiômetro
Isso acontece quando ninguém avisa que a pessoa não lê tão bem quanto ela
supunha. Por achar que sabe ler bem, a pessoa não se preocupa em aprimorar suas
habilidades de leitura.
Falta
de se ampliar o campo de leitura
Quantas linhas seus olhos alcançam quando você está diante de um texto?
Já pensou nisso? Se seus olhos não alçarem uma área suficientemente grande
durante a leitura, seu esforço para seguir lendo e compreendendo o que foi
lido, será acima do normal.
Falta
de segurança na leitura
Há pessoas que costumam voltar ao começo da frase, ou a palavras
anteriores, por uma necessidade de confirmar o tempo todo o sentido do que acabou
de ler; e, às vezes, por simples vício.
Falta
de se concentrar nas ideias principais do texto
Alguns leitores concentram-se nas palavras e não nas ideias centrais
expressas no texto.
O hábito de acompanhar a leitura com movimentos dos lábios reproduzindo
as palavras, à medida que a leitura se processa também dificulta, e muito, a
boa leitura.
Conheça meu novo curso online de capacitação de professores da educação cristã "Professor Eficaz". Acesse o site e saiba mais.
Acompanhe as minhas redes sociais e fique atento a publicação da Parte 2 deste artigo.
Site: MarcosTuler.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/pedagogomtuler/
Instagram: @marcos_tuler
Site: MarcosTuler.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/pedagogomtuler/
Instagram: @marcos_tuler
Comentários
Postar um comentário