Como elaborar um curso de formação de professores de escola dominical?
COMO ELABORAR UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
DE ESCOLA DOMINICAL
A
primeira coisa a fazer é levantar questões que sirvam de diretrizes para o
planejamento do curso: Qual é a natureza do curso? Sua filosofia, Seu alcance?
Sua finalidade? Seu investimento? Que plano de ação deve ser implementado?
PLANEJAMENTO DE CURSO
I. FILOSOFIA EDUCACIONAL DO CURSO
Ninguém
ensina em ambiente neutro. Por isso, todo currículo tem uma filosofia; uma
ideologia. Há sempre uma abordagem específica para o ensino, que reflete um
conjunto de suposições e pressuposições sobre a natureza e o propósito da
educação.
A
educação cristã, por exemplo, firma-se em uma concepção bíblica da realidade,
da verdade, e da moralidade, como base para seu conteúdo curricular e prática educativa.
II. OBJETIVO GERAL
São
os resultados de aprendizagem, complexos, alcançáveis em períodos mais amplos.
Por exemplo: objetivos dos diversos níveis, ou das diversas áreas de estudo, ou
das disciplinas. O que você espera que seus alunos saibam, façam e sintam no
final do curso?
III. MATRIZ CURRICULAR E CARGA HORÁRIA.
A expressão “matriz curricular”
aponta para o conceito de currículo que vai além de simples listagem de
conteúdos. Nos trás a perspectiva de um
currículo não-linear, construído a partir dos seguintes princípios:
1. O currículo deve ensejar a prática da interdisciplinaridade. É preciso
desenvolver um trabalho que articule os conteúdos das diversas áreas de estudo
em torno de questões centrais.
2. O currículo de ter a pesquisa como princípio cognitivo e
instrumentalizado do trabalho docente.
3. O currículo deve promover a indissociabilidade entre teoria e prática.
A matriz
curricular é composta de conteúdos (matérias ou disciplinas) e carga horária
(semanal, mensal e anual).
Os componentes
curriculares (conteúdos) do Curso de Formação de Professores de Escola
Dominical poderão ser: Teologia Sistemática, Bibliologia, Hermenêutica e
Exegese Bíblicas, Homilética, Didática, Psicologia da Educação, Noções de
Pedagogia, Tecnologia de Ensino, História da Escola Dominical, Estrutura e
Funcionamento da Escola Dominical, Marketing para a Escola Dominical e
Currículos.
As matérias reunidas deverão ser ideologicamente orientadas. Todo
currículo deve ter o sentido interdisciplinar. As matérias devem estar
interligadas entre si. As matérias deverão visar à formação integral do aluno.
Que tipo de aluno queremos formar?
IV. EMENTA DAS DISCIPLINAS
Ementa é
uma descrição discursiva que resume o conteúdo conceitual ou conceitual / procedimental
de uma disciplina. Os tópicos essenciais da matéria são apresentados sob a
forma de frases nominais (frases sem verbo). Não é necessário que os tópicos
sejam elencados em itens (um embaixo do outro): a redação é contínua. Para a
elaboração da ementa, que reúne conteúdos conceituais e procedimentais, podem
ser utilizadas, dentre outras, expressões como: “estudo de”..., “caracterização
de”..., “estabelecimentos de relações entre”..., “busca de compreensão de”...,
“reflexão sobre”, etc.
V. CRONOGRAMA
Trata-se do escalonamento do tempo, das fases e tarefas
a serem desenvolvidas na sala de aula. Em outras palavras, o cronograma é a
disposição gráfica do tempo que será gasto na realização de um trabalho, de
acordo com as atividades a serem cumpridas. Serve para auxiliar no
gerenciamento e controle deste trabalho, permitindo de forma rápida a
visualização de seu andamento.
V. BIBLIOGRAFIA
Bibliografia
ou referências bibliográficas é a relação de obras fundamentais dentro de cada
disciplina ou grupo de matérias.
VI. CORPO DOCENTE
Elenco
de professores de cada disciplina. O ideal é que os professores escolhidos sejam
especialistas na matéria que irão lecionar.
PLANEJAMENTO DE ENSINO DE CADA DISCIPLINA
COMPONENTES:
1. Determinação dos objetivos.
Em
primeiro lugar é preciso determinar os objetivos do curso. O que pretendemos
alcançar? Que tipo de comportamento pode-se esperar dos alunos após a
realização do curso? Quais conhecimentos, destrezas e atitudes podemos esperar
dos alunos após passarem pelo processo de ensino-aprendizagem?
2. Seleção e organização dos conteúdos.
O
que devo ensinar? Os conteúdos representam o conjunto de conhecimentos que
possibilita ao aluno desenvolver suas capacidades, ao mesmo tempo que lhe esclarece suas
relações com os outros e com o meio onde vive.
A
seleção de conteúdos deve ser realizada em função dos objetivos propostos. É
importante, também, considerar o nível evolutivo do aluno, seus interesses e
necessidades.
Os
conteúdos são partes da matéria-prima e representam os bens culturais
transformados em bens pedagogicamente adaptados e elaborados.
Selecionados
os conteúdos que serão focos de trabalho, deve o professor passar a cuidar da
organização. Esta, em sua base, envolve a disposição encadeada e hierarquizada
dos conteúdos, visando o estabelecimento de uma sequência gradual de
dificuldades. Assim, permite ao aluno
passar do estágio de conhecimentos concretos a outros, cada vez mais
abstratos.
Todo
currículo trás em seu bojo conhecimentos, habilidades, valores e atitudes que
são selecionados, organizados e apresentados por meio de experiências de
aprendizagem ao aluno para ajudar-lhe em seu desempenho de acordo com os
objetivos visados. Por isso, nenhum professor da ED deverá limitar-se ao
conteúdo de uma matéria de ensino disposta em livro ou revista didática. Antes,
deve ele em sua prática docente, considerar suas próprias experiências de vida
como singular fonte de material útil ao bom êxito do ensino. Os livros que o
mestre lê, as pessoas com quem tem contato diariamente e cada experiência
pessoal constituem excelentes materiais auxiliares na suprema tarefa de
esclarecer a Palavra de Deus a seus alunos.
3. Seleção de procedimentos.
Os
procedimentos de ensino são ações, processos ou comportamentos planejados pelo
professor para colocar o aluno em contato direto com coisas, fatos ou fenômenos
que lhe possibilitem modificar sua conduta, em função dos objetivos previstos.
A
adequada seleção e organização de atividades ou experiências de aprendizagem
contribuirá para o aluno, ao executá-las, seja capaz de alcançar o
comportamento final que dele se espera. Deve, pois, o professor planejar,
situações de aprendizagem que estimulem o aluno a ler, escutar, escrever,
observar, experimentar, solucionar problemas, enfim participar ativamente do
processo que conduzirá, se bem organizado, orientado e controlado, às mudanças
desejáveis.
4. Seleção de recursos.
O
professor, como comunicador, deve saber quais os recursos mais apropriados para
melhor ensinar. Tendo em vista que os
recursos são instrumentos, o seu aproveitamento é valioso para: focalizar o
interesse e concentrar a atenção do aluno; obter explicação de relações
desejadas entre conteúdos; integrar conhecimentos; demonstrar estruturas
básicas; facilitar a compreensão; fornecer informações complementares;
estabelecer imagens adequadas de pessoas, objetos e lugares relacionados com o
conteúdo em estudo, etc.
Os
recursos materiais ou audiovisuais que são auxílios para a ação pedagógica do
professor, apresentam limitações: dependem da capacidade e da experiência dos
alunos; dependem da boa técnica de emprego; podem desperdiçar tempo quando
utilizaddos inadequadamente; usados em excesso limitam a capacidade de
abstração.
5. Seleção de Procedimentos de Avaliação.
Se
considerarmos que a avaliação está em íntima conexão com os objetivos
norteadores da ação educativa, é indispensável a coleta de dados relativos ao
progresso alcançado pelos alunos, por meio do processo ensino-aprendizagem.
ANEXO I
CURSO DE FORMAÇÃO
DE PROFESSORES DE ESCOLA DOMINICAL
Matriz Curricular e carga-horária
(A) Área Bíblico-Teológica:
Disciplina:
CH
- Bibliologia
24
- Teologia Sistemática 24
- Hermenêutica e Exegese 24
- Homilética
12
(B) Área Didático-Pedagógica:
- Didática Geral 24
- Psicologia Educacional 12
- Tecnologia de Ensino 12
- Noções de Pedagogia 12
(C) Área de Escola Dominical
- História da Escola Dominical
12
- Estrutura e funcionamento da Escola
Dominical
12
- Marketing para a Escola Dominical:
desenvolvimento e expansão 12
- O currículo da Escola Dominical
12
QUADRO DE HORÁRIOS
1º Trimestre
|
2º Trimestre
|
segunda-feira
|
quarta-feira
|
segunda-feira
|
quarta-feira
|
Bibliologia I
|
Didática I
|
Bibliologia II
|
Psic. Educ.
|
Hist. Escola D.
|
Herm/Exegese I
|
Teologia Sist. II
|
Homilética
|
Teologia Sist. I
|
Tec. Educ.
|
Marketing
|
Didática II
|
Est. Func. ED
|
Pedagogia
|
Curriculos
|
Herm/Exeg. II
|
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Tenho a mais absoluta certeza que este projeto estava no coração Deus. Obrigado pela sua sensibilidade ao ouvir a voz do Espírito. Eu estava orando para levantar e treinar professores.
ResponderExcluirDe nada. Sempre a serviço do Reino de Deus. Qualquer dúvida ou necessidade entre em contato pelo zap (21) 99991-9952.
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