Como elaborar um curso de formação de professores de escola dominical?




COMO ELABORAR UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ESCOLA DOMINICAL

A primeira coisa a fazer é levantar questões que sirvam de diretrizes para o planejamento do curso: Qual é a natureza do curso? Sua filosofia, Seu alcance? Sua finalidade? Seu investimento? Que plano de ação deve ser implementado?  

PLANEJAMENTO DE CURSO

I. FILOSOFIA EDUCACIONAL DO CURSO

Ninguém ensina em ambiente neutro. Por isso, todo currículo tem uma filosofia; uma ideologia. Há sempre uma abordagem específica para o ensino, que reflete um conjunto de suposições e pressuposições sobre a natureza e o propósito da educação.
A educação cristã, por exemplo, firma-se em uma concepção bíblica da realidade, da verdade, e da moralidade, como base para seu conteúdo curricular e prática educativa.

II. OBJETIVO GERAL

São os resultados de aprendizagem, complexos, alcançáveis em períodos mais amplos. Por exemplo: objetivos dos diversos níveis, ou das diversas áreas de estudo, ou das disciplinas. O que você espera que seus alunos saibam, façam e sintam no final do curso?

III. MATRIZ CURRICULAR E CARGA HORÁRIA.

A expressão “matriz curricular” aponta para o conceito de currículo que vai além de simples listagem de conteúdos.  Nos trás a perspectiva de um currículo não-linear, construído a partir dos seguintes princípios:

1. O currículo deve ensejar a prática da interdisciplinaridade. É preciso desenvolver um trabalho que articule os conteúdos das diversas áreas de estudo em torno de questões centrais.

2. O currículo de ter a pesquisa como princípio cognitivo e instrumentalizado do trabalho docente.

3. O currículo deve promover a indissociabilidade entre teoria e prática.

A matriz curricular é composta de conteúdos (matérias ou disciplinas) e carga horária (semanal, mensal e anual).
Os componentes curriculares (conteúdos) do Curso de Formação de Professores de Escola Dominical poderão ser: Teologia Sistemática, Bibliologia, Hermenêutica e Exegese Bíblicas, Homilética, Didática, Psicologia da Educação, Noções de Pedagogia, Tecnologia de Ensino, História da Escola Dominical, Estrutura e Funcionamento da Escola Dominical, Marketing para a Escola Dominical e Currículos.

As matérias reunidas deverão ser ideologicamente orientadas. Todo currículo deve ter o sentido interdisciplinar. As matérias devem estar interligadas entre si. As matérias deverão visar à formação integral do aluno. Que tipo de aluno queremos formar?


IV. EMENTA DAS DISCIPLINAS

Ementa é uma descrição discursiva que resume o conteúdo conceitual ou conceitual / procedimental de uma disciplina. Os tópicos essenciais da matéria são apresentados sob a forma de frases nominais (frases sem verbo). Não é necessário que os tópicos sejam elencados em itens (um embaixo do outro): a redação é contínua. Para a elaboração da ementa, que reúne conteúdos conceituais e procedimentais, podem ser utilizadas, dentre outras, expressões como: “estudo de”..., “caracterização de”..., “estabelecimentos de relações entre”..., “busca de compreensão de”..., “reflexão sobre”, etc.

V. CRONOGRAMA

Trata-se do escalonamento do tempo, das fases e tarefas a serem desenvolvidas na sala de aula. Em outras palavras, o cronograma é a disposição gráfica do tempo que será gasto na realização de um trabalho, de acordo com as atividades a serem cumpridas. Serve para auxiliar no gerenciamento e controle deste trabalho, permitindo de forma rápida a visualização de seu andamento.

V. BIBLIOGRAFIA

Bibliografia ou referências bibliográficas é a relação de obras fundamentais dentro de cada disciplina ou grupo de matérias.

VI. CORPO DOCENTE

Elenco de professores de cada disciplina. O ideal é que os professores escolhidos sejam especialistas na matéria que irão lecionar.

PLANEJAMENTO DE ENSINO DE CADA DISCIPLINA

COMPONENTES:

1. Determinação dos objetivos.

Em primeiro lugar é preciso determinar os objetivos do curso. O que pretendemos alcançar? Que tipo de comportamento pode-se esperar dos alunos após a realização do curso? Quais conhecimentos, destrezas e atitudes podemos esperar dos alunos após passarem pelo processo de ensino-aprendizagem?

2. Seleção e organização dos conteúdos.

O que devo ensinar? Os conteúdos representam o conjunto de conhecimentos que possibilita ao aluno desenvolver suas capacidades,  ao mesmo tempo que lhe esclarece suas relações com os outros e com o meio onde vive.
A seleção de conteúdos deve ser realizada em função dos objetivos propostos. É importante, também, considerar o nível evolutivo do aluno, seus interesses e necessidades.
Os conteúdos são partes da matéria-prima e representam os bens culturais transformados em bens pedagogicamente adaptados e elaborados.
Selecionados os conteúdos que serão focos de trabalho, deve o professor passar a cuidar da organização. Esta, em sua base, envolve a disposição encadeada e hierarquizada dos conteúdos, visando o estabelecimento de uma sequência gradual de dificuldades. Assim, permite ao aluno  passar do estágio de conhecimentos concretos a outros, cada vez mais abstratos.

Todo currículo trás em seu bojo conhecimentos, habilidades, valores e atitudes que são selecionados, organizados e apresentados por meio de experiências de aprendizagem ao aluno para ajudar-lhe em seu desempenho de acordo com os objetivos visados. Por isso, nenhum professor da ED deverá limitar-se ao conteúdo de uma matéria de ensino disposta em livro ou revista didática. Antes, deve ele em sua prática docente, considerar suas próprias experiências de vida como singular fonte de material útil ao bom êxito do ensino. Os livros que o mestre lê, as pessoas com quem tem contato diariamente e cada experiência pessoal constituem excelentes materiais auxiliares na suprema tarefa de esclarecer a Palavra de Deus a seus alunos.

3. Seleção de procedimentos.

Os procedimentos de ensino são ações, processos ou comportamentos planejados pelo professor para colocar o aluno em contato direto com coisas, fatos ou fenômenos que lhe possibilitem modificar sua conduta, em função dos objetivos previstos.
A adequada seleção e organização de atividades ou experiências de aprendizagem contribuirá para o aluno, ao executá-las, seja capaz de alcançar o comportamento final que dele se espera. Deve, pois, o professor planejar, situações de aprendizagem que estimulem o aluno a ler, escutar, escrever, observar, experimentar, solucionar problemas, enfim participar ativamente do processo que conduzirá, se bem organizado, orientado e controlado, às mudanças desejáveis.

4. Seleção de recursos.

O professor, como comunicador, deve saber quais os recursos mais apropriados para melhor ensinar. Tendo em vista que  os recursos são instrumentos, o seu aproveitamento é valioso para: focalizar o interesse e concentrar a atenção do aluno; obter explicação de relações desejadas entre conteúdos; integrar conhecimentos; demonstrar estruturas básicas; facilitar a compreensão; fornecer informações complementares; estabelecer imagens adequadas de pessoas, objetos e lugares relacionados com o conteúdo em estudo, etc.
Os recursos materiais ou audiovisuais que são auxílios para a ação pedagógica do professor, apresentam limitações: dependem da capacidade e da experiência dos alunos; dependem da boa técnica de emprego; podem desperdiçar tempo quando utilizaddos inadequadamente; usados em excesso limitam a capacidade de abstração.

5. Seleção de Procedimentos de Avaliação.

Se considerarmos que a avaliação está em íntima conexão com os objetivos norteadores da ação educativa, é indispensável a coleta de dados relativos ao progresso alcançado pelos alunos, por meio do processo ensino-aprendizagem.


ANEXO I

CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ESCOLA DOMINICAL


Matriz Curricular e carga-horária

(A) Área Bíblico-Teológica:

Disciplina:                                                                                                 CH

- Bibliologia                                                                                                24                                         
- Teologia Sistemática                                                                               24
- Hermenêutica e Exegese                                                                         24   
- Homilética                                                                                                12

(B) Área Didático-Pedagógica:

- Didática Geral                                                                                         24
- Psicologia Educacional                                                                           12
- Tecnologia de Ensino                                                                              12
- Noções de Pedagogia                                                                               12

(C) Área de Escola Dominical

- História da Escola Dominical                                                                 12
- Estrutura e funcionamento da Escola Dominical                                12
- Marketing para a Escola Dominical: desenvolvimento e expansão   12
- O currículo da Escola Dominical                                                          12                     





QUADRO DE HORÁRIOS

1º Trimestre
2º Trimestre

segunda-feira
quarta-feira
segunda-feira
quarta-feira
Bibliologia I
Didática I
Bibliologia II
Psic. Educ.
Hist. Escola D.
Herm/Exegese I
Teologia Sist. II
Homilética
Teologia Sist. I
Tec. Educ.
Marketing
Didática II
Est. Func. ED
Pedagogia
Curriculos
Herm/Exeg. II


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Comentários

  1. Tenho a mais absoluta certeza que este projeto estava no coração Deus. Obrigado pela sua sensibilidade ao ouvir a voz do Espírito. Eu estava orando para levantar e treinar professores.

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    1. De nada. Sempre a serviço do Reino de Deus. Qualquer dúvida ou necessidade entre em contato pelo zap (21) 99991-9952.

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