8 DICAS PARA TORNAR SEU ENSINO DINÂMICO E PARTICIPATIVO NA EBD

COMO DEVE SER A METODOLOGIA NO ENSINO PARTICIPATIVO

 

Por: Marcos Tuler



1. Utilize a maior variedade possível de técnicas didáticas. 


    Lance mão das principais técnicas didáticas disponíveis para facilitar a aprendizagem e dinamizar suas aulas, tais como: debates, discussão em grupo, painéis, simpósios, dinâmicas de grupo, dramatização, estudo de casos etc.

 

2. Mantenha o aluno em contato com a realidade. 

 

    A maioria dos professores da escola dominical utiliza-se da preleção para ministrar suas aulas. Do início ao fim de cada trimestre, os alunos ouvem explanações, informações, comentários, explicações, conselhos, enunciados, definições, tudo transmitido oralmente por seus mestres.  

 

– O aluno precisa ter contato direto com a realidade.

– O professor precisa mostrar aos alunos os elementos relacionados às palavras a que se referem.

– Os alunos precisam visualizar os elementos essenciais dos conceitos para entendê-los e assimilá-los.

– “Quanto mais separado da experiência for determinado conteúdo, mais complicadas serão as mediações verbais.” (Rubem Alves)

– O que é imediatamente experimentado não precisa ser ensinado nem repetido para ser memorizado.

– O professor não deve apenas narrar um fato para que se chegue ao ouvidos, mas representá-lo graficamente para que se imprima na imaginação por intermédio dos olhos.

 

3. Conceda-lhes a palavra.

 

    Deixe seus alunos expressarem-se livremente: opiniões, problemas, necessidades, idéias, ideais, sugestões, lutas e vitórias, para que percebam, por eles próprios, que são todos iguais e carecem da ajuda dos professores. 

    Leve para a sala de aula todo tipo de assunto que estejam dispostos a discutir. Mas, não aqueles demasiadamente complexos, complicados, confusos, especulativos e que nada acrescente à temática da lição em estudo.

 

4. Permita-lhes que participem ativamente do processo de ensino-aprendizagem.

 

    Todo ensino deve ser dinâmico e toda aprendizagem não pode deixar de ser ativa, pois ela se realiza somente pelo esforço pessoal do aluno. O professor deve solicitar, quer no início, quer no decurso de qualquer aula, a opinião, a colaboração, a iniciativa e o trabalho do próprio aluno.

 

5. Proponha-lhes atividades extraclasses.

 

    Visitas a museus, bibliotecas e outras instituições culturais; excursões, aulas ao ar livre, projetos sociais etc.

 

6. Trabalhe com projetos pedagógicos.

 

    No trabalho com projetos, o próprio aluno constrói o conhecimento. O professor apenas propõe situações de ensino baseadas nas descobertas espontâneas e significativas dos alunos.

    Com o trabalho de projetos, aprender deixa de ser um simples ato de memorização e ensinar não significa mais repassar conteúdos prontos.

    Aprende-se participando, vivenciando sentimentos, tomando atitudes diante dos fatos, escolhendo procedimentos para atingir determinados objetivos. Ensina-se não só pelas respostas dadas, mas principalmente pelas experiências proporcionadas, pelos problemas criados, pela ação desencadeada.

 

7. Planeje a utilização de recursos didáticos.

 

    Use e abuse dos auxílios didáticos visuais e audiovisuais e das ilustrações, tais como: desenhos, gravuras, pinturas, fotografias, figuras significativas, recortes de revistas, jornais e livros, cartazes, gráficos, infográficos, mapas, organogramas, materiais tridimensionais (objetos, maquetas, simulacros, dioramas, modelos...), filmes bíblicos, slides, transparências, quadro-de-giz etc.

a) Selecione e analise os recursos que serão utilizados em cada aula. Tenha sempre em vista os objetivos a serem atingidos, considerando que nenhum recurso pode ser utilizado sem o estudo cuidadoso do momento adequado de sua aplicação.

Questione: O recurso que pretendo usar é eficiente? Contribui para atingir o objetivo visado? O que ficará na mente do meu aluno? O objeto? A imagem? A mensagem?

b) Estabeleça uma ordem de prioridade e relacionamento entre os recursos.

Evite que eles se transformem em um mero mostruário, desvinculados dos objetivos reais da aprendizagem.

c) Aproveite todas as possibilidades didáticas dos recursos, apresentando-os de maneira clara, simples e acessível.

    Propicie ao aluno, através dos recursos, condições para que desenvolva sua capacidade de compreensão, interpretação e aplicação, evitando assim, símbolos confusos.

 

8. Avalie seus alunos e sua prática docente.

 

    “A eficiência de nosso ensino não se avalia com base naquilo que o professor faz, mas no que o aluno faz, em decorrência de nossa prática didática.” (Howard Hendricks)


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